Ter um cãozinho em casa é quase que uma lei para nós brasileiros. Porém, às vezes encontramos dificuldades em ter esses animaizinhos de estimação por conta do lugar onde moramos, como, por exemplo, um apartamento. E, se esse é seu caso, esse post é para você, pois, agora conheceremos 15 raças de cachorros para apartamento.
Antes de mais nada, é importante que você verifique junto ao síndico de seu prédio se é permitido ter cachorro no seu condomínio. Se a resposta for sim, ótimo! Segue o plano.
Aqui na nossa lista você vai encontrar raças de cachorros calmos, melhores raças de cachorros pequenos, e, muito mais! Todas as raças de cães citadas no post são perfeitas para criar em apartamento.
Vamos ver quais cães são esses!
15 Raças de cachorros para apartamento {2023}
Se você mora em um prédio que permite cães, e, agora você está decidido a ter um, veja em nossa lista as melhores raças de cães para apartamento.
1 - Poodle
O famoso e queridinho Poodle é uma boa raça de cãozinho para se ter em apartamento.
De porte que varia de miniatura até grande, os Poodles são, além de bonitinhos, muito companheiros.
Uma observação importante é: eles precisam de carinho e afeto dos donos, pois são suscetíveis à depressão.
2 - Dachshund (Salsicha)
Os cachorros salsichas são uma excelente opção de cachorro para apartamento.
Eles são ativos, brincalhões, amigos, porém, precisam de exercícios para controlar a ansiedade. Sim, esses bichinhos são ansiosos.
Os salsichinhas são cães de baixa estatura e com perninhas bem curtas, por isso, se você tiver escadas no seu apartamento, talvez essa raça não seja a melhor opção, pois eles apresentam muita dificuldade para subir e descer degraus.
3 - Buldogue Francês
Um cachorro de temperamento calmo, paciente e preguiçoso, apesar de brincalhão, esse é o Buldogue Francês, uma das melhores raças de cachorros para apartamento.
É um animal que, de fato, odeia ter que se exercitar, então, se você é uma pessoa mais sedentária, essa raça de cão não vai exigir o mínimo de esforço físico de sua parte.
Quando criados desde muito filhotes, eles criam um apego muito forte ao dono, de modo que faz com que eles NECESSITEM de muita atenção dele.
4 - Pinscher
Uma das raças mais famosas, amadas e odiadas de cães, o Pinscher é o tipo de doguinho perfeito para se ter em apartamento.
É um animal que pode ser dócil, porém, também pode apresentar certa agressividade em alguns momentos, por isso, é importante que você o acostume com outras pessoas desde muito filhote.
É extremamente importante você socializá-lo.
Muito curioso e destemido, é um companheiro inseparável de seus donos.
Ah, e é importante salientar: eles podem sentir ciúmes dos donos e com isso apresentar certa agressividade.
O Pinscher é bem temperamental, porém, um ótimo cão para se ter em ambientes pequenos.
5 - Galgo Italiano
Sabe os cães corredores aqueles? Os galgos? Então... essa raça é uma miniatura deles.
Os galguinhos italianos são cães que podem chegar no máximo aos 40cm de altura (raramente chegam), e, os mais "gordinhos" vão ter cerca de 6kg.
Ou seja, um animal de porte médio para pequeno.
São muito apegados aos donos e necessitam de atenção e carinho.
O Galgo Italiano tem muito pouco pelo, então, em temperaturas mais baixas, é necessário que você tome os cuidados necessários para essa raça de cão se manter aquecida.
6 - Chihuahua
Os Chihuahuas são cães pequenos e muito bonitos. É, sem dúvidas, uma das melhores raças de cães para se criar em apartamentos.
Porém, nem tudo são flores. Essa raça de doguinho possui pré-disposição genética para algumas doenças, como, por exemplo, a epilepsia. Entre outras.
Por isso, é necessário que, se você quiser ter um, tome muito cuidado com a criação do animalzinho. E sempre tenha muita atenção com ele.
7 - Pug
O Pug é um cãozinho que late muito pouco. É bastante preguiçoso, porém, gosta de brincar com os donos (por 5 minutinhos, até ele cansar).
É afetuoso e possui uma calma extrema. Um perfeito animal para apartamento.
No calor, o Pug pode sentir dificuldade para respirar, por conta da formação óssea de seu crânio, porém, o mínimo de atenção ao comportamento do animalzinho já é o suficiente para saber se ele está bem.
Pode ser muito bagunceiro se ficar sozinho em casa, então, atenção a isso.
8 - Shih Tzu
É um cãozinho pequeno, porém, bem corajoso e leal.
O Shih Tzu late pouco e quase nunca, mas, isso vai depender muita da criação dele.
É apegado aos donos e gosta de atenção.
Essa raça de cachorro é bem ativa e quase nunca para quieta.
9 - Maltês
Um cachorro de porte pequeno que chega, no máximo, aos 27cm, o Maltês é uma raça de cachorro que você sempre deve considerar quando se fala em criação em apartamento.
São dóceis, alegres e afetuosos, no entanto, são uma raça difícil de adestrar. Por isso, é importante que você os crie desde muito filhotinhos, moldando a sua personalidade aos poucos.
10 - Spitz Alemão
O Spitz Alemão, ou, como também é conhecido, Lulu da Pomerânia, é um cãozinho de porte bem pequeno.
É fiel e apegado ao dono, de forma que parece viver por receber amor do mesmo, por isso, odeia ficar sozinho em casa. E, se você passa muito tempo fora de seu apartamento, não indicamos essa raça de cão.
Eles adoram passear e latir para outros cachorros, porém, em alguns casos podem ser muito tímidos.
São territoriais e se acham donos do pedaço.
11 - Schnauzer Miniatura
Essa raça de cão é muito boa para apartamentos menores, pois eles não exigem muito espaço e se sentem confortáveis em ambientes pequenos.
São dóceis, companheiros, latem bastante, são leais aos donos e adoram crianças.
Os Schnauzers são bem ativos e brincalhões, por isso, precisam que você esteja disposto a brincar sempre que eles quiserem.
12 - Yorkshire Terrier
Os Yorkshires são muito ativos e brincalhões, por isso, se você tem crianças no seu apartamento, essa raça de cão é perfeita para você.
Sua extrema hiperatividade exige que os donos sempre o acompanhem nas brincadeiras.
É uma raça de cão que adora passear, adora correr, e ama estar em companhia dos donos.
13 - Cocker Spaniel
Uma raça de cão afetuosa com os donos, muito leal, calmo (na maioria das vezes), e que gosta de socializar com outros bichos de estimação, esse é o Cocker Spaniel.
Se dá muito bem com idosos e é um cão agradável de se ter no AP.
Seus pelos muito sedosos dão uma beleza peculiar ao cãozinho, porém, atenção: é necessário que você cuide do pelo desses animais.
A raça Cocker Spaniel possui pré-disposição genética para doenças, como, por exemplo, o glaucoma.
14 - Shar Pei
Um cãozinho cheio de rugas, gordinho e muito dócil, esse é o Shar Pei.
Muito apegado e ciumento com os donos, essa raça pode estranhar a presença de pessoas de fora de seu convívio, e, isso pode os deixar um pouco mais agressivos momentaneamente.
Mas, é normal que eles se acalmem logo que se acostumarem com as visitas.
Seu pelo é muito bonito e precisa de atenção especial, como, lavagens com shampoos específicos, e etc.
Se adaptam bem em ambientes menores e gostam de crianças.
15 - Vira-Lata
Os vira-latas, ou, SRD (sem raça definida), também podem ser criados em apartamentos.
Assim como qualquer outra raça, se você os criar desde pequeninhos, é muito fácil de conseguir moldar seu comportamento.
Seja vira-lata de porte pequeno, médio ou grande (se o seu AP tiver espaço), esses animaizinhos podem ser seu grande amigo e viverem felizes ao seu lado.
Essas, são 15 das melhores raças de cachorros para apartamento.
E, se você mora em um, garantimos que alguma raça dessa lista se encaixará perfeitamente em sua vida.
O que mais importa é que você dê amor, carinho e cuide bem.
Boa sorte com seu cãozinho!
Obrigado por ler!